30 de setembro de 2014

Roy Buchanan, Blues e queixo caído!

Tenho estudado guitarra e blues, e isso é algo que me faz muito bem. 

Pesquisando aqui e lá, comecei primeiramente através de John Mayer, que é um cara absurdamente bom que me deixou de queixo caído. Quem entende um pouco de música sabe que John foge ao clichê, ao comum. O cara inventou um estilo musical, ou melhor, uma nova forma de tocar. 

   Ok, pode ser que exagerei mas é certo que o cara tem estilo próprio e ninguém toca que nem ele ou tem seu estilo de música. Podem ter até melhores estilos, mas o dele é punk de bom. Obviamente que não é impossivel tirar suas músicas mas é dificil. Ele canta bem, faz caretas ( isso me deixou melhor, pois eu lutava para não fazê-las) e toca muito, muito mesmo. Existem lendas vivas, como B.B King e Buddy Guy, e Mayer já tocou com eles. 

   Aqui tá duas músicas que mostram muito bem seu talento:

Stop This Train



Neon



Sim, o cara é mestre. Eu gosto muito da Waiting on the Day:



Depois de John comecei a fuçar suas influencias e cheguei a Stevie Ray Vaughan!


   Daí já assisti ao filme Cadillac Records que conta a história de Chuck Berry, Muddy Waters e outras lendas do blues. 

   Enfim, com certeza há grandes guitarristas como o Richards dos Stones, Page, Jack White, Berry, Waters, Edge, Vaughan e muitos outros. Mas sério, depois que vi esse cara eu realmente fiquei de queixo caído. Disseram que os Beatles convidaram ele para fazer uma parceria. Depois os Rolling Stones o CONVIDARAM PARA SER GUITARRISTA DELES, e Roy Buchanan não aceitou.


   
Ele era um cara que não amava a fama, amava a guitarra. Não queria sucesso, queria tocar. Simplesmente tinha prazer e amava ficar com sua guitarra a tiracolo na frente da barriga e tocar, tocar e tocar. Os mestres da guitarra o consideravam mestre, então dê uma atenção a este vídeo: 




                                     

Não sei como explicar essa técnica dele, mas o Roy é fantástico! Toca com propriedade, tira sons que eu ainda não tinha ouvido!



Como Tiago disse, todo dom perfeito vem do alto. Isso é coisa sobrenatural, é um dom incrível que alguém pode estudar a vida inteira e nem chegue perto.

Espero que vocês guitarristas e quem curte música boa, seja qual for o ritmo, tenham curtido! Conhece alguém ótimo músico "misterioso"? 

Conta pra gente!

E você, já conhecia o Roy? Participe!!

Deus vos guarde e .. bons solos!

=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programação: Blog Peregrina - Izadora Silveira Copyright © 2016 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo