23 de março de 2012

Pastores! Lá vem..

Faz tempo que estou para escrever um artigo sobre a vida de pastor, ou algo relacionado à vida pastoral. Estive vendo algumas coisas de alguns pastores que envolvem o tão estimado dinheiro. 
Possivelmente eles não leram meu artigo Onde Os Pobres Não tem Vez, onde faço uma crítica aos Bad boys, que apenas sugam tudo da ovelha, hoje, principalmente dinheiro.

Tenho experiência suficiente para afirmar que não tenho experiência. Mas 20 anos dentro de uma casa onde o ministério é um assunto comentado diariamente, e sendo meu pai um pastor já de longa experiência, tenho uma pequena propriedade para abordar certos assuntos.


Fico sinceramente chateado quando vejo o Evangelho não sendo envergonhado, mas deturpado por causa de maus elementos. Pessoas que dão a entender que o dinheiro desempenha um papel extremamente importante. Pra início, cito uma frase do autor de Uma Vida Com Propósito: Um pastor deve ser exemplo de generosidade, e não de prosperidade.

Sim, a igreja precisa de dinheiro. Pra quem não sabe, a igreja gasta energia, água, manutenção de patrimônio, salários de pastores, ação social. Vou detalhar mais. Digamos o sistema de som da igreja; para se ter um som de qualidade, em uma igreja de médio porte, digamos que comporte 150 a 200 pessoas, vai ser investido um valor em aparelhagem em torno de 10 a 15 mil reais. Tem manutenção de carro, despesa de escritório, material de limpeza, e muito mais. 

E é claro que isso não cai do céu e muito menos dá em árvore. Então, essas despesas são pagas com os Dízimos e ofertas doadas voluntariamente por seus membros. Obviamente que quanto maior o número de membros da igreja, maior o faturamento. Mas ao mesmo tempo maior é a despesa. A Igreja ao qual sou membro e meu pai é pastor por exemplo, ela tem reuniões todos os dias da semana, de domingo a domingo. Isso gera um custo, uma despesa.

Mas o que quero dizer com isso, quero dizer que o dinheiro é necessário.
O problema é que muitos colocam como prioridade, insistem em fazer as pessoas ofertarem, prometem até lugar no céu, bênçãos mil que as vezes a pessoa morre e nunca vem.

Foi aquilo que falei em um de meus últimos posts. Cristo não morreu pra ti ter uma conta gorda ou ser abastado, mas veio única e exclusivamente para remissão de nossos pecados e dar-nos uma esperança de vida.

E já. Já convivi sim com maus pastores. Mas você pode dizer: Ué Isaque, você ta julgando o cara, e quem julga é Deus.
Meu caro ou minha cara, não to julgando, estou apenas analisando os frutos através das Sagradas Escrituras.

Já vi um pastor quase levar uma surra, já vi púlpito voando e a igreja querendo dar “um pau” no pastor, tamanha foi as asneiras que ele disse de púlpito. Sorte a dele que eu, meu pai e outros obreiros acalmamos os “brothers” e o protegemos.



Sim, como existem maus ovelhas existem também os maus pastores. Leia por gentileza o capítulo 34 do Livro de Ezequiel.

Há os pastores que apenas querem a lã da ovelha, querem a carne, querem o serviço dela. Mas não se preocupam em procurar um capim verdinho e uma água fresca para ela.

Em relação a essa briga que anda tendo na TV, só digo uma coisa, baseado em 1º Timóteo 6:10:
Porque o amor do dinheiro é a raiz de TODA ESPÉCIE DE MALES; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.
“Mas tu, ó HOMEM DE DEUS, FOGE destas coisas e segue a JUSTIÇA, a PIEDADE, a fé, a CARIDADE, a paciência, a mansidão.”

Há o que falar depois disso? Putz, os cara ficam se batendo em plena rede nacional, em vez de usarem essa rara oportunidade para pregarem o evangelho o máximo que puderem.
Quer dizer então que pastor não pode ser rico? Não pode ter dinheiro?
Sim. Obviamente que pode. Conheço muitos pastores com um baita poder aquisitivo. Mas, são pessoas piedosas que tem um caráter exemplar, raramente enfocam dinheiro e dão sinais visíveis de que as almas de seus membros são mais importante que suas contas bancárias. O Povo não é burro, e saca na hora essa diferença.

Jesus, o nosso Sumo pastor, dá um exemplo de como deve ser e portar-se um genuíno pastor.

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
(João 10:11)

Isso basta. O Bom dá a sua vida. Se um pastor, bispo, pregador, enfim, aquele que exerce o ministério não estiver disposto a dar sua vida pela sua ovelha, por aquela pessoa necessitada, a sua motivação até pode ser boa, mas não há como tirar a razão de Jesus.
Ele deu a sua vida, e não nos pediu nada em troca.

Pense nisso.

Fique na paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programação: Blog Peregrina - Izadora Silveira Copyright © 2016 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo