2 de julho de 2012

um conceito pré-determinado


Pré-conceito

Simplificando o que há no dicionário, preconceito significa idéia errada a respeito de;  juízo errado sobre algo.

Passei por isso esses dias. Há um tempo atrás, pedi ao meu pai que comprasse um livro para mim. Era um livro que um tio meu havia me indicado. Quando pessoas que você considera muito te indicam algo, seja um livro, uma comida, um filme, ou qualquer outra coisa, quando se chega a oportunidade de obter aquilo que foi indicado, automaticamente pendemos a optar por isto.

Então pedi este livro de presente. Logo que ele chegou comecei a lê-lo. Um dos meus passatempos prediletos é ler. Mas pensa num livro chato!
Naquele dado momento, não era um livro bom para eu ler.
Li-o, pulei capítulos e nada. Não era a hora certa para ler ele. Até hoje, fico pensando o porquê disto.

Talvez eu saiba. Certa vez, vi um palestrante desmerecendo o autor. E era um palestrante que eu considero muito. Logo, quando comecei a lê-lo, já iniciei com aquele pré-conceito de que o autor não era bom, era apenas auto-ajuda gospel e tudo mais.

Mas por esses dias, peguei-o e comecei a ler! Quanta coisa boa! Como vem me edificando. (ainda não terminei de ler.).
Suas palavras de alguma forma vem me ajudando muito a descobrir novas coisas, a entender outras, e acima de tudo venho sendo edificado.

Foi inevitável lembrar de que quando o ganhei de presente, eu não tinha gostado e havia literalmente o descartado. Mas como hoje ele tem sido uma boa leitura. Assim, logo tive que refletir que quantas vezes, por termos algo já pré-conceituado sobre algo ou alguém deixamos de usufruir ou ser enriquecido de alguma forma.

Quando fulano fala de Beltrano para nós, é inevitável que quando vamos conversar com Beltrano já vamos com as palavras pipocando em nossa mente sobre o que fulano nos disse de Beltrano. Acontece com emprego, compra de carros e até restaurantes!

Depois dessa, tentarei conhecer primeiro. Seja lá o que for. Até porque, se cada pessoa é uma pessoa, cada experiência é uma experiência. E não dá pra definirmos tudo apenas por experiências de outros.

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programação: Blog Peregrina - Izadora Silveira Copyright © 2016 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo